14 de março de 2010

Retrospectiva 2009: Principais Fatos

Para essa parte da retrospectiva, a metodologia continua a mesma: são pré-selecionados, ao longo do ano, os principais fatos (15 no total) e, destes, faço a lista dos 10 principais, seguindo um critério mais pessoal do que técnico.

Estão nos 15 fatos: uma guerra, duas mortes, um golpe, uma pandemia, uma fraude, um mensalão, um apagão, um absurdo de igreja, um absurdo político, duas conquistas, um homem, uma reforma, uma anomalia e uma aceitação. Sabe o que é tudo isso? Vamos ao top 10 então:

10 - Reforma nos vestibulares
Estavam todos esperando um final de ano normal, com provas difíceis de um jeito... Aí veio a FUVEST e deu a primeira bordoada: mudou o formato do vestibular, passando a pedir todas as matérias na 2º fase. A segunda bordoada veio do Enem: ao invés de 63 perguntazinhas, foram 180! A Unesp também mudou, aderindo ao esquema com duas fases (dando muito mais trabalho para os vestibulandos). Enfim, todas mudaram! Pra melhor ou pra pior? Não sei... O que você acha?

9 - Posse de Barack Obama
Okey, ganhar a eleição é fácil. Mas ser presidente é bem mais difícil, né Obama? Ter que lidar com os anseios do mundo por um Estados Unidos menos imperialista e, ao mesmo tempo, com uma população ainda sedenta por vingança, xenofóbica e, ainda por cima, em crise é exageradamente complicado. No fim, poucas mudanças em relação ao Bush foram vistas, mas há algumas boas intenções, como a promessa de fechar Guantánamo e a abertura de um mínimo de diálogo com alguns países "inimigos". Daqui 2 anos veremos se tudo isso garantirá mais 4 anos ao primeiro negro presidente dos EUA.

8 - Igreja X Aborto
A birra da igreja contra homossexuais, contra o aborto e contra vários outros direitos das pessoas continua! Dessa vez, um padre excomungou uma menina por ter abortado após ter sido estuprada, condenando a sua atitude, mas perdoou o estuprador! E assim caminha a humanidade...

7 - Arruda: Mensalão do DEM
Você já viu o mensalão do PT há alguns anos, e o pessoal do DEM e do PSDB, que não são corruptíveis, lógico, se fizeram de santinhos. Dessa vez, veio a prova que falta que DEM, PSDB e PT são todos iguais: corruptíveis, mensaleiros e sem-vergonhas! Um escondia dinheiro na cueca, outro esconde na meia. E o povo continua aceitando isso como se fosse certo, de tão normal que já é! 2010 tem eleição, temos que ficar de olho!

6 - Golpe em Honduras
Não tinha nada a ver com a gente, mas nos envolvemos, então não deixa de ser um fato importante. O que aconteceu foi o seguinte: a Constituição de Honduras impede que o presidente tente modificá-la para conseguir reeleição. Primeiro erro: o Zelaya tentou fazer isso! Segundo erro: ele deveria ser deposto e a lei cumprida, mas não do jeito que foi, com prisão e humilhação na frente das câmeras. Apesar de tudo, ele era presidente! Terceiro erro: ambos os lados insistirem na não-negociação. Pelo menos no fim resolveram, com novas eleições e a Constituição de Honduras sendo seguida.

5 - Fraude no ENEM
Você já viu no 10º lugar que o vestibular mudou. Agora você vai ver que essa mudança não deu tão certo assim, graças a uma mistura de incapacidade administrativa e à tentativa (fracassada) de se dar bem de algumas pessoas. A confecção da prova do Enem não tinha nenhuma segurança, então era fácil uma prova sair de lá. Alguém percebeu isso e teve a brilhante idéia: vamos pegar uma prova e vender pra um jornal e mostrar que é fácil burlar o sistema! Óbvio que isso falhou: jornal que se preza não compra provas de crimes, e, no fim, além dos estudantes, que tiveram o Enem remarcado e descartado pelos principais vestibulares do país, os próprios manés também se deram mal.

4 - A USP virou um campo de guerra
Entra ano e sai ano, e os funcionários da USP entram em greve. Em 2009 não foi diferente: queriam o aumento de salário e a readmissão do Brandão. Até aí tudo bem... Eles estavam na deles e sozinhos. Até o dia que o nosso querido governador resolveu transformar uma universidade num campo de guerra, mandando uma enorme força policial pra cima de estudantes, professores e funcionários em pleno campus Butantã. Ruas foram fechadas, bombas de gás lacrimogêneo junto bom balas de borracha atiradas, e o caos se instalou por algumas horas por lá! Esse é o governador que a gente tem!

3 - Gripe Suína se alastra e vira pandemia
Em 2009 surgiu uma nova pandemia: a gripe H1N1, ou gripe A, ou gripe suína mesmo. Matou alguns milhares ao redor do mundo (apesar disso, não foi muito mais que a gripe comum), se espalhou na Argentina bem quando eu tava lá, infectou alguns na USP e, pasmem, até provocou o adiamento das aulas no 2º semestre! Não causou só estragos: fez até rirmos com declarações absurdas de alguns governadores (né, Serra?) Por tudo isso, é o 3º fato mais importante do ano.

2 - Ano totalmente atípico meteorologicamente
Pra muitos esse é o principal fato de 2009: um ano em que as chuvas e as temperaturas estiveram bem longe do normal! As chuvas causaram estragos no início do ano no Norte e Nordeste brasileiros, devido à posição da ZCIT (Zona de Convergência Inter-Tropical), que permaneceu no Hemisfério Sul mais tempo do que deveria. Em março, o Sul e o Sudeste também enfrentaram temperaturas muito acima das médias! E, a partir de julho, não parou de chover em São Paulo e na Região Sul! Foi metade do ano com acumulados de chuva muito acima da média! Com isso, houveram mais enchentes, mais deslizamentos de terra, mais congestionamentos... Enfim, mais desastres! Não é a toa que é o 2º principal fato do ano!

1 - Adeus, Tails
20 de julho de 2009. Saudades dele. Mas, como dizia meu avô: "Morreu? Antes ele do que eu!", então a vida continua, sem um dos maiores companheiros da minha vida, mas ainda com muitas pessoas ao redor. Nenhuma é que nem ele, pois ele era único. Ele foi único! E sempre sentirei saudades daquele sem vergonha que roubava presunto da mesa, que sempre me acordava com uma lambida e bafo fedido pedindo pra mijar (quando não mijava aqui no quarto mesmo), mas que, apesar disso, tava sempre disposto a brincar e sempre esteve ao meu lado! Nada mais justo que deixar essa posição para o ser mais importante da minha vida!

E você, leitor, concorda que esses foram os principais fatos do ano? Deixe um comentário!

4 comentários:

Will disse...

Com certeza foi a zona meteorológica que zuou o barraco!

Isma disse...

nem lembrava mais disso td o.o

Anonymous disse...

Suas tags deram spoilers sobre o 1º lugar =[

Anonymous disse...

"Morreu? Antes ele do que eu!" isso é ridiculo...e te bato,só pessoas doentes pensam assim sobre vidas ;(

Postar um comentário