30 de setembro de 2010

Eleições 2010: Deputados Estaduais do PSOL

Chega, finalmente, a última postagem com as sugestões de candidatos em quem votar nestas eleições em São Paulo. Lembrando que as eleições são no domingo e que escolheremos presidente, governador, dois senadores e vários deputados federais e estaduais. Desde o último domingo, o blog é "dominado" por postagens especiais, nas quais não escondo nenhuma parcialidade (ao contrário de outros meios de comunicação) e defendo os candidatos em que eu acredito.

Além desta série de reportagens especiais, há, ainda, o último debate entre os candidatos a Presidente, hoje, na Globo, depois da novela.

Aqui no blog, a sequência será: Presidente (domingo), Governador (segunda), Senadores (terça), Dep. Federal (ontem) e Dep. Estadual (hoje). Na sexta-feira, um apanhado dos demais Estados e Distrito Federal, já que, como sou de São Paulo, os posts sugerem apenas candidatos daqui.

Como o título já indica (e quem acompanha o blog desde 2006 ou de 2008 já podia supor isso): meu voto vai para PSOL (partido que eu defendo e que, inclusive, sou filiado). Porém, ainda não escolhi um Dep. Estadual e, por isso, deixarei motivos para votar na legenda e, depois, uma sugestão do Max, que votará no Eduardo Amaral.

Por que votar nos candidatos do PSOL?
Porque é o único partido que ainda defende com veemência a ética na política e que, por causa disso e por sempre lutar pelos direitos do povo, teve sua bancada eleita a melhor do Congresso Nacional pelos jornalistas do Congresso em Foco e também pelos internautas, mesmo tendo apenas 3 Deputados Federais (Ivan Valente, por SP; Chico Alencar, pelo RJ; Luciana Genro, pelo RS) e apenas 1 Senador (José Nery, pelo PA). Mesmo no âmbito estadual, os candidatos do PSOL, seja em São Paulo ou em outros Estados, se destacam dos demais!

Os candidatos do PSOL são a favor do software livre, da liberdade de imprensa, desde que com imparcialidade, do Ficha Limpa, da saúde e da educaçào 100% públicas, eficientes e que recebam verba decente dos Governos Federal, Estadual e Municipal, da descriminalização do aborto, e da auditoria da dívida pública.

O PSOL também defende o meio ambiente: sempre se posicionando contra ruralistas e regras mais brandas de desmatamento; Reforma Agrária com distribuição de terras; e uma Reforma Política eficiente, que acabe com o financiamento privado de campanha, o principal motor da corrupção no país.

Aqui em São Paulo, o PSOL tem dois Dep. Estaduais: o Carlos Gianazzi (50789), que se destaca na defesa da Educação; e o Raul Marcelo (50550), que é de Sorocaba e é bastante atuante em todas as áreas. Confira, no site do PSOL, quem são os candidatos a Deputado Estadual em São Paulo que defendem as bandeiras do partido.


Por que votar no Eduardo Amaral (50740)? (por Max Gimenes)
Para além de ser muito querido e admirado por mim, o Edu tem uma trajetória de vida bastante coerente, que o coloca em um patamar especial para travar no parlamento as necessárias lutas políticas dos nossos dias. Ser o candidato da liberdade e do socialismo implica não apenas reivindicar essas duas palavrinhas na retórica mas sobretudo praticá-las no dia a dia. O Edu, depois de se formar em Filosofia, correu para as salas de aula do ensino público de São Paulo, contribuindo assim para alguma democratização do conhecimento junto a desprivilegiados. 

O Edu conhece bem os problemas da educação em nosso Estado, e compreende também que os problemas que enfrentamos não são só de São Paulo nem só da educação. A luta por uma educação pública de qualidade, seja aqui ou em qualquer outro canto do país, é também uma luta contra todo tipo de privilégio, contra esse modelo econômico que transforma direitos em mercadorias e divide a sociedade em possuidores e despossuídos. 

Fico feliz de compartilhar com valorosos companheiros, entre os quais o Edu, a convicção de que não é possível existir plena liberdade em uma sociedade sem que esta seja radicalmente democratizada, o que pressupõe o combate às desigualdades sociais como o objetivo central da nossa prática política. 

O Edu não é apenas o candidato da liberdade e do socialismo. É também o meu candidato. E eu me orgulho muito de fazer parte do coletivo que constrói essa candidatura!

Saiba mais no site do Eduardo Amaral e no Twitter dele.

Por que NÃO votar no Bruno Covas (e em seus semelhantes)?
Por fim, um último "por que NÃO votar?" especial, por causa dos comentários deixados no post da Virada Cultural. Não recomendo, de jeito nenhum, o voto num candidato que é filho de um dos ex-Governadores que mais contribuiu para a ruina da educação, saúde e segurança paulistas. Também não recomendo votos num candidato que, ao invés de propor leis que sejam de real interesse público, perca tempo (e dinheiro público) renomeando praças, ruas e até Estações de Metrô (foi idéia dele alterar para Santos-Imigrantes o nome da Estação da Linha Verde). Por estes e outros motivos, NÃO recomendo o voto no Bruno Covas.

Lembrando que: o melhor voto de protesto é aquele que vai para o candidato sério e que tem propostas que vão de encontro aos que estão lá atualmente, não no palhaço que, no fim, vai manter lá os mesmos corruptos que já estão lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário