27 de setembro de 2010

Eleições 2010: Paulo Búfalo Governador!

Continuamos com a "cobertura" das Eleições 2010. No domingo, serão escolhidos presidente, governador, dois senadores e deputados federais e estaduais. Até lá, haverá uma série de postagens especiais neste blog, completamente parciais (eu, pelo menos, admito isso), defendendo os candidatos em que eu acredito.

Além desta série de reportagens especiais, há debates marcados nas duas principais emissoras de TV do país: a Globo realiza os encontros entre os candidatos a Governador amanhã (terça-feira), às 22h e com os candidatos a Presidente na quinta-feira, no mesmo horário. Os debates das demais emissoras já foram.


Aqui no blog, a sequência será: Presidente (ontem), Governador (hoje), Senador (amanhã), Dep. Federal (quarta) e Dep. Estadual (quinta).

O título já deixa claro, e quem acompanha o blog desde 2006 ou de 2008 já imaginava isso: meu voto vai para o candidato do PSOL (partido que eu defendo e que, inclusive, sou filiado) à Governador de São Paulo: Paulo Búfalo.

Por que votar no Paulo Búfalo (PSOL - 50)?
O PSOL é um dos poucos partidos que se apresenta como alternativa às políticas recentes implantadas no Estado de São Paulo. Em 2010, o candidato do partido é o Paulo Búfalo, de 43 anos, formado em pedagogia e já foi vereador por duas vezes em Campinas.

Suas propostas são semelhantes às do Plínio, visto que, no PSOL, há uma certa confluência de ideias na hora da formação de um Programa de Governo. Pretende diminuir a desigualdade, melhorar a educação, a saúde, a segurança e incentivar a participar da população em tomadas de decisões.

Na esfera econômica: auditar e renegociar a dívida pública estadual: o PSOL tem como meta priorizar a gestão do bem público a pagar a dívida pública. Para que isso seja possível, é necessária uma auditoria da dívida pública, pra provar que não há mais o que pagar. Outra proposta é o imposto diferencial: é cobrada uma maior taxa de imposto aos ricos do que aos pobres.

Saúde: seguindo a lógica de que doença não deve ser utilizada para lucro, o PSOL pretende implementar um SUS 100% público, no qual os hospitais particulares são transformados, gradualmente e mantendo sua qualidade, em hospitais públicos, que passam a atender toda a população e não apenas os que podem pagar e gerar lucro às empresas mantenedoras. Para manter a qualidade dos serviços, basta destinar para a saúde 12% do arrecadado pelo Estado com impostos, como já prevê a lei. Além disso, investir em programas de prevenção, levando informação à população carente e aos setores mais suscetíveis da sociedade.

Educação: a área mais complexa e de maior importância no âmbito estadual deve receber atenção redobrada. Há várias propostas para recuperar a qualidade do ensino perdida aos longo dos anos sob administração tucana: melhoria nas condições de ensino, diminuindo a quantidade de alunos por aula e valorizando a profissão de professor, garantindo uma política salarial decente e tempo para a dedicação e formulação das aulas ministradas; abrir salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA); garantir mecanismos que efetuem a autonomia universitária. Para tudo isso: aumentar os investimentos dedicados à educação, do nível básico ao universitário.

Reforma Agrária: para diminuir a desigualdade existente no campo, a proposta do PSOL vai contra os interesses dos grandes proprietários de terra: estabelecer um limite máximo da propriedade agrária. Desde modo, há uma maior distribuição de terras. Como complementação, investir na educação e na proteção de agricultores mais pobres.

Reforma Urbana: ocupar prédios desocupados é, na minha visão e também na do PSOL e do candidato Paulo Búfalo, o melhor e mais rápido modo de acabar com a falta de moradia existente em São Paulo. É bem simples o conceito: prédios vazios, a grande maioria nos centros das grandes cidades, podem muito bem servir como moradia para pessoas que não tem dinheiro para comprar sua própria casa. Além disso, estas pessoas passam a morar perto do trabalho, desafogando o trânsito.

Transportes: ao mesmo tempo em que investe em transporte público, melhorando sua qualidade e ampliando a sua área de atuação, há de se restringir o uso do automóvel. A proposta também visa incentivar o uso de bicicletas.

Meio-Ambiente: além de incentivar o transporte não-poluidor, estão entre as propostas de Paulo Búfalo para a área de meio-ambiente: fortalecer a CETESB como órgão de fiscalização, revisar os contratos de despoluição do Tietê e do Pinheiros, que muito gastam e poucos resultados apresentam; combater a especulação imobiliária, que cada vez mais avança sobre áreas de preservação ambiental com consentimento do Estado.

É também da veia do PSOL lutar pelo acesso à cultura (e que ela possa ser produzida por) de toda a população, bem como lutar pelos direitos das mulheres e de minorias, como negros e LGBT. Qualquer dúvida a respeito, ficou pra traz num dos vídeos da campanha, em que exibia um rápido beijo gay.


Por tudo isso e por outros pontos do programa que meu voto vai para Paulo Búfalo (número 50), do PSOL. Para conferir o Programa de Governo completo, visite o site da campanha e o siga no Twitter.

Por que NÃO votar no Alckmin (PSDB)? Você está contente com os serviços de saúde, educação e segurança oferecidos pelo Estado? E com as privatizações e os pedágios? Duvido que esteja. Se não está, este é um ótimo motivo para não votar no Alckmin: ele governou o Estado por 5 anos, foi vice por outros 7 anos e é do mesmo partido que ganhou as últimas eleições. Na gestão dele, até o Metrô, orgulho do paulistano, ficou estagnado!


Por que NÃO votar no Mercadante (PT)? O Mercadante, quando Senador, teve atuação pífia na defesa do Estado de São Paulo. Além disso, como Governador, dará continuidade às (más) políticas tucanas no Estado: seguirão as privatizações e o descaso com a saúde, a educação, a segurança, o servidor público...

Nenhum comentário:

Postar um comentário