26 de setembro de 2010

Eleições 2010: Plínio Presidente!

Chega, finalmente, a reta final das Eleições 2010. No próximo domingo, serão escolhidos presidente, governador, dois senadores e vários deputados federais e estaduais. Até lá, farei uma série de postagens especiais neste blog, completamente parciais, defendendo os candidatos em que eu acredito.

Além desta série de reportagens especiais, há debates marcados nas duas principais emissoras de TV do país: a Record coloca os candidatos à Presidente cara a cara HOJE, às 21h, enquanto, na Globo, o embate ocorre na quinta-feira, às 22h. Já, os candidatos a Governador se enfrentam pela última vez na terça-feira, na TV Globo, às 22h.


Aqui no blog, a sequência será: Presidente (hoje), Governador (amanhã), Senador (terça), Dep. Federal (quarta) e Dep. Estadual (quinta).

O título já deixa claro, e quem acompanha o blog desde 2006 ou de 2008 já imaginava isso: meu voto vai para o Plínio de Arruda Sampaio, que é o candidato do PSOL (partido que eu defendo e que, inclusive, sou filiado) à Presidência.

Por que votar no Plínio (PSOL - 50)?
Primeiro, porque é o único candidato que realmente apresenta propostas que pretendem eliminar a desigualdade que existe neste país, dando mais atenção ao povo que ao mercado que aos banqueiros. A principal proposta quanto a isso é fazer uma auditoria da dívida pública: a dívida já foi paga, todos sabem disso, e, atualmente, estamos pagando os juros estratosféricos dela.

O dinheiro que é usado para essa movimentação consome grande parte do PIB do país e deveria ser usado para melhorias na área de saúde, educação, segurança, etc...

Na saúde, a meta do Plínio é estatizar todos os hospitais. Acabar com os planos de saúde. Saúde não é mercadoria! Isso, porém, não será feito de uma hora pra outra, sem antes melhorar o sistema público de saúde. A ideia não é superlotar hospitais com mau atendimento, e sim melhorar a qualidade de todos os hospitais e, a partir disso, eliminar a preferência que ricos tem de serem atendidos em melhores condições que os pobres.

Na educação, é preciso melhorar a qualidade do ensino, em todos os níveis. Isso é feito melhorando as condições de trabalho do professor, que, assim, terá mais tempo e mais empenho para se dedicar às aulas e aos alunos. Destinar 10% do PIB à educação.

As outras principais propostas são:

- Redução da jornada de trabalho, sem redução de salário: com isso, cria-se mais empregos, o que auxilia na circulação do dinheiro e melhora consideravelmente a economia. Mesmo na lógica capitalista isso faz sentido!

- Reestatização de empresas como a Vale do Rio Doce: ela utiliza o solo brasileiro para dar lucro a empresas estrangeiras, enquanto o dinheiro poderia ser usado em melhorias internas. A reestatização também acabaria com os pedágios, que cada vez mais ferem o direito de ir e vir das pessoas.

- Reforma agrária: divisão da terra que grandes posseiros e latifundiários acumulam, num corte de 1000 hectares. Quanto maior a distribuição da terra, menor é a desigualdade social no campo, maior a circulação de dinheiro e menor é a quantidade de terras improdutivas. Além disso, o desmatamento cai.

- Reforma urbana: oferecer as moradias disponíveis mas não utilizadas para quem não tem. Em São Paulo, por exemplo, há vários edifícios abandonados no centro da cidade que podem servir de moradia (depois de reformas, claro) a moradores sem teto ou até para pessoas que moram na periferia. Além de diminuir a desigualdade e a população de rua, isso também serviria para facilitar o deslocamento das pessoas, diminuindo o trânsito: o trabalhador moraria mais perto do trabalho.

- Combate à corrupção: a melhor forma de fazer isso é acabar com as doações de empresários aos candidatos, que acaba funcionando como se fosse uma propina e depois favorecem a atuação de lobistas.

- Legalização do aborto.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial do Plínio ou no seu Twitter. O número dele é 50, o mesmo número de todos os candidatos do PSOL.


Por que NÃO votar na Dilma (PT)? Essa senhora representa a traição que foi o PT ao povo brasileiro, que, em 2002, queria mudança, mas continuou a ser tratado como lixo, recebendo apenas esmola; que, em 2002, acreditou num partido que não era corrupto, e viu o mesmo praticar a mesma corrupção que os demais partidos também praticam e que, em 2002, confiou que o Partido dos Trabalhadores serviria aos trabalhadores, mas que só serviu aos banqueiros, que lucraram como nunca antes neste país. Até as privatizações continuaram!

Por que NÃO votar no Serra (PSDB)? O candidato tucano é, dentre os candidatos, o mais de direita: o que não aumenta salários; o que ataca professores, estudantes e até policiais quando estes são contra sua vontade; o que é mais a favor da exploração do trabalhador brasileiro e por aí vai. Seu partido é responsável pelas piores privatizações e também pela queda na qualidade da saúde e da educação observada nos últimos anos, principalmente em São Paulo, Estado que governa desde o início da década de 90.

Por que NÃO votar na Marina (PV)? Porque ela é uma candidata sem discurso, que acredita que o meio ambiente pode ser salvo sem alteração da política econômica, coisa que, como se provou até agora, é impossível. No capitalismo, apenas o dinheiro importa. O povo e o verde, não. Além disso, tem um vice que é dono de uma das maiores empresas do país, que não defende a floresta e que lucra através do trabalho semi-escravo de seus funcionários. Soma-se a isso o fato do PV ser um partido vendido, sempre do lado de quem ganha.

3 comentários:

Rodrigo Freitas G. disse...

Bem...
dah pra ver que vc esta bem interado no assunto politica, eu como leigo que sou nesse assunto, meu voto sempre foi no Geraldo Alquimin e no Serra(mais pra seguir o voto dos meus pais), o Serra tudo bem, eu concordo que nao tem propostas tao boas assim, mas soh por ter feito ah lei antifumo nos locais fechados jah subiu muito no meu conceito. Devo admitir que esse Plínio parece ser um bom candidato, mas do PSOL eu votaria no Bufalo que esta concorrendo para Governador, e infelizmente temos que admitir que ah muito tempo nas eleiçoes, de um certo modo soh temos 2 candidatos, que ficam sempre muito acima, nao dando chance aos outros. Entao de qualquer forma, se nao quiser que ah Dilma ganhe, tem que votar no Serra e vice e versa...

Max Gimenes disse...

É isso aí, PSOL neles!

Quero ver os demais candidatos... (mais especialmente o segundo senador e o deputado estadual...)

Haninozuka disse...

odeio politica....

Postar um comentário