28 de setembro de 2010

Eleições 2010: Senadores

Seguem as postagens sobre as Eleições 2010. No dia 3, domingo, serão escolhidos presidente, governador, dois senadores e deputados federais e estaduais. Até lá, o blog será "dominado" por postagens especiais, nas quais não escondo nenhuma parcialidade (ao contrário de outros meios de comunicação) e defendo os candidatos em que eu acredito.

Além desta série de reportagens especiais, há debates marcados na principal emissora de TV do país: a Globo coloca frente a frente os candidatos a Governador hoje e a Presidente na quinta-feira, ambos às 22h. Os debates das demais emissoras já foram.


Aqui no blog, a sequência será: Presidente (domingo), Governador (ontem), Senadores (hoje), Dep. Federal (amanhã) e Dep. Estadual (quinta).

O título já deixa claro, e quem acompanha o blog desde 2006 ou de 2008 já imaginava isso: meu voto vai para o candidato do PSOL (partido que eu defendo e que, inclusive, sou filiado) à Senador de São Paulo: Marcelo Henrique. Porém, este ano votaremos em dois candidatos para Senador e, após muita reflexão, decidi votar na Ana Júlia, do PSTU (depois de ter pensado em votar no Netinho, admito com vergonha).

Esta decisão foi tomada ao acessar um site, chamado Bússola Eleitoral, que compara as suas opiniões a respeito de vários assuntos e as opiniões que os candidatos expressaram sobre esse mesmo assunto. É um site bastante útil para quem está indecido. Depois de ler este post, acesse-o e tire suas próprias conclusões a respeito do seu voto.


Por que votar no Marcelo Henrique (PSOL - 500)?
Tal como os dois candidatos defendidos nos posts anteriores, o Marcelo Henrique levanta as principais bandeiras do PSOL: implantar um sistema que diminua a desigualdade sem limitar em nada a liberdade. É importante ter vários Senadores do PSOL eleitos pois, assim como nossos Deputados Federais e Estaduais, estão sempre lutando por melhorias para a população, para diminuir a desigualdade e também para acabar com a corrupção.

Como Senador, ele pretende representar o Estado de São Paulo através das seguintes bandeiras:

- Lutar pela inversão de prioridades do orçamento da União, que destina mais verba para pagamento da dívida pública do que para a educação e para a saúde somados;

- Denunciar sempre a corrupção que assola o Congresso Nacional;

- Trabalhar para promover a Reforma Política, na qual o PSOL defende o impedimento de candidatos com ficha suja e a proibição de doação de grandes empresários para políticos, que o fazem para obterem favorecimentos depois que o candidato é eleito;

- Defender o meio ambiente, através de intervenções políticas que impeçam o avanço do deserto verde, a proliferação da monocultura e que acabem de vez com a prerrogativa de que o desmatamento é necessário para o desenvolvimento do país;

- Lutar contra as privatizações e concessões, inclusive endossanto a campanha "o petróleo tem que ser nosso".


Você pode conferir mais propostas do Marcelo Henrique no site oficial da campanha. Do mesmo modo, você pode conferir as propostas da Ana Júlia, que receberá meu segundo voto para Senador e que é candidata pelo PSTU. A afinidade política dela comigo foi de 59% (numa escala que vai de -100% a 100%).

Deixo também, novamente, o link do Bússola Eleitoral, site no qual você pode comparar os seus pensamentos com os pensamentos de todos os candidatos e descobrir qual é o que tem maior afinidade política com você. Isso é muito importante e, assim, você não vota em um aleatório que não tem as mesmas idéias que você! Pense nisso. É por isso que votamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário