29 de setembro de 2010

Eleições 2010: Deputados Federais do PSOL

Continuamos com a série de posts sobre as Eleições 2010. Daqui 5 dias, no domingo, escolheremos presidente, governador, dois senadores e vários deputados federais e estaduais. Do último domingo até o próximo, o blog será "dominado" por postagens especiais, nas quais não escondo nenhuma parcialidade (ao contrário de outros meios de comunicação) e defendo os candidatos em que eu acredito.

Além desta série de reportagens especiais, há, ainda, o último debate entre os candidatos a Presidente. Será na Globo, amanhã, às 22h, depois da novela.

Aqui no blog, a sequência será: Presidente (domingo), Governador (segunda), Senadores (ontem), Dep. Federal (hoje) e Dep. Estadual (amanhã). Na sexta-feira, um apanhado dos demais Estados e Distrito Federal, já que, como sou de São Paulo, os posts sugerem apenas candidatos daqui.

Como o título já indica (e quem acompanha o blog desde 2006 ou de 2008 já podia supor isso): meu voto vai para PSOL (partido que eu defendo e que, inclusive, sou filiado). No caso de Dep. Federal, vai para o Deputado Ivan Valente, que está no seu segundo mandato e foi escolhido, por jornalistas e por internautas, um dos melhores Deputados da atual legislatura, junto com Chico Alencar (RJ) e Luciana Genro (RS), ambos também do PSOL.

Um excelente instrumento para auxílio na hora de escolher em qual Deputado Federal votar é o site Extrato Parlamentar. Este site te coloca para opinar acerca de temas bastante controversos que passaram pela Câmara dos Deputados nos últimos anos e, em seguida, compara suas respostas às posições e atuações de cada Deputado, fornecendo, por fim, uma espécie de "grau de compatibilidade" entre você e os Deputados. O site também tem a opção de mostrar a afinidade por partido.

No meu caso, os parlamentares com maior afinidade de opiniões comigo foram Ivan Valente (PSOL-SP) e Chico Alencar (PSOL-RJ), com 83,33%. Por partido, com a mesma porcentagem, deu PSOL (óbvio!). E no seu?


Por que votar no Ivan Valente (5050)?
Principalmente por sua excelente atuação no Congresso Nacional: não só esteve longe de qualquer escândalo como se destaca na luta contra a corrupção. Além disso, tem destaque nas lutas:

- por melhores condições de trabalho, de saúde e de educação: foi autor de projeto que limita a quantidade de alunos por sala de aula e sempre defendeu a Emenda 29, que estabelece um percentual mínimo do total arrecadado a ser investido em saúde;

- pelo meio ambiente: faz parte da Comissão Especial do Código Florestal e sempre se posicionou contra o desmatamento e contra regras mais brandas de exploração da Amazônia, entre outras propostas defendidas pelos ruralistas;

- pela revisão da dívida pública: propôs a CPI da Dívida Pública;

Outros destaques de sua atuação como parlamentar foram pela despoluição da Represa Billings e pela criação de uma Universidade Pública no ABC (no caso, a UFABC). Infelizmente, o Dep. Ivan Valente é um dos poucos candidatos do PSOL que tem chances de se eleger aqui em São Paulo, e isso torna o voto nele ainda mais necessário. Se informe melhor no site do Ivan Valente e no Twitter dele.


Por que votar nos candidatos do PSOL?
Porque é o único partido que ainda defende com veemência a ética na política e que, por causa disso e por sempre lutar pelos direitos do povo, teve sua bancada eleita a melhor do Congresso Nacional pelos jornalistas do Congresso em Foco e também pelos internautas, mesmo tendo apenas 3 Deputados Federais (Ivan Valente, por SP; Chico Alencar, pelo RJ; Luciana Genro, pelo RS) e apenas 1 Senador (José Nery, pelo PA).

Os candidatos do PSOL são a favor do Ficha Limpa, da descriminalização do aborto, da saúde e da educaçào 100% públicas, eficientes e que recebam verba digna dos Governos Federal, Estadual e Municipal e da auditoria da dívida pública. O PSOL também defende o meio ambiente: sempre se posicionando contra ruralistas e regras mais brandas de desmatamento; Reforma Agrária com distribuição de terras; e uma Reforma Política eficiente, que acabe com o financiamento privado de campanha, o principal motor da corrupção no país.

Confira, no site do PSOL, quem são os candidatos a Deputado Federal em São Paulo que defendem estas bandeiras.

Por que NÃO votar no Maluf (e em seus semelhantes)?
Porque são candidatos com Ficha Suja, que todos sabem que são pilantras, corruptos e que, seja como Deputado ou em outros cargos, não defendem o interesse do povo.


Por que NÃO votar em palhaços e em famosos?
Estes candidatos são usados pelos seus partidos políticos (e coligações) para eleger também outros candidatos para o Congresso, devido à sua significativa votação. Não servem como voto de protesto pois tem várias consequências horríveis, que só fodem ainda mais e só ampliam a corrupção.

O melhor voto de protesto é aquele que vai para o candidato sério e que tem propostas que vão de encontro aos que estão lá atualmente, não no palhaço que, no fim, vai manter lá os mesmos corruptos que já estão lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário