11 de setembro de 2010

Linux: primeiras impressões

É muito comum ouvir preconceitos em relação ao uso de Linux por parte de leigos e até mesmo de experts em computador ao recomendarem sistemas operacionais para leigos. Ao mesmo tempo, há o preconceito dos experts com o Windows. A única unanimidade parece ser o sistema da Apple, mas exige um computador caro e, portanto, poucos tem acesso a ele.

Diante disso, os usuários optam pelo Windows, que é, em teoria, mais simples e já vem junto com o computador, além de poder ser comprado ali na esquina por 5 reais. Porém, você já pensou em usar Linux?

Eu já. E ontem "criei coragem" (= vieram instalar pra mim) e, desde então, uso o Kubuntu, que é uma das várias distribuições existentes do Linux. Para quem não sabe: há "vários Linux", ou seja, várias versões do Linux, cada uma com suas peculiaridades, como sistema de organização de arquivos ou linguagem de programação predominante, por exemplo. Mas isso, para o usuário final, não importa muito. E eu, como usuário final, me importei com três coisas: instala os programas que eu preciso? Faz as coisas que eu quero? É bonito? Como as respostas para estas perguntas são sim: me aventurei.

Kubuntu: bonito e simples de usar
A distribuição instalada no meu computador é a Kubuntu, que já vem com o OpenOffice e com um instalador do Firefox. Além disso, vem parcialmente configurada: resta ao usuário ajustar as configurações a seu gosto. Fica claro, logo de cara, a primeira vantagem em relação ao Windows: ela é completamente personalizável. Por exemplo: você pode colocar a barra inferior (que é semelhante à do Windows), em qualquer canto, de qualquer tamanho, com os ícones que você desejar. Além disso, outra vantagem: várias áreas de trabalho!

Tem MSN? Tem o aMSN, que é um programa semelhante ao fornecido pela Microsoft, que já vem com as funcionalidades do Plus e que, apesar de não permitir tudo o que o Windows Live Messenger permite, tem bastante coisa inclusa: chat em grupo, envio de arquivos, múltiplos-MSN, agrupamento de janelas, etc...

Mas aí veio o primeiro problema: a imagem de exibição gigante que não queria sair de jeito nenhum! Como resolver? Depois de um dia apanhando do programa, tive a brilhante idéia: Google! E, obviamente, o Google tinha a solução!

Depois disso, qualquer problema que eu tive foi de fácil resolução: há, no Google, inúmeros links de pessoas que já tiveram o seu problema e com respostas de usuários mais experientes e muito prestativos, que provam que o que faz a popularidade do Linux é a comunidade unida que está atrás dele.

E é principalmente por causa disso que eu, a partir de hoje, recomendo o Linux a todos. Basta ter paciência e saber usar o Google: superados os problemas iniciais, deixará o Windows no pé!

4 comentários:

Edu Shalshisha disse...

A ajuda que eu preciso no momento é com players... O Dragon Player não aceita legenda e o SMPlayer não roda som... Qual você recomenda? =S

Liz Alexandrita (via Google Wave) disse...

No windows tb dava pra deixar a barra inferior em qq lado.... Mas q bom q vc se aventurou!
Agora dicas de uma usuária newbie de 4 anos no linux:

Não use o aMSN, pelo amor de deus! Use o Empathy, cabe todas as contas de chat nele: seja de msn, do yahoo chat, gtalk, facebook, no mesmo lugar e é beeeeeem mais leve (não trava o vosso pc) q qualquer outro.

Outra dica: prefira o GNOME e não o KDE, dá menos problemas para um usuário iniciante resolver, é mais bonito e otimiza as capacidades gráficas do seu monitor.

Ubuntu é uma distribuição mto boa pra iniciantes, já usei o fedora, o mandriva, o debian e agora estou com o ubuntu. De todos esse é o mais "automático" e menos problemático.

Lembre-se que existem versões de Linux que são pagas. Mas não se paga o programa instalado, pq ele é livre. Paga-se o suporte técnico (pessoas dedicadas ao projeto q te ajudam) e os softwares proprietários, como os do Adobe, alguns de audio, etc.

Faz mto bem de entrar no google, em pouco tempo vc já vai ser um usuário expert!

Se precisar de ajuda pode contar comigo!

Viva Open Source!

César Ferreira Soares (via Google Wave) disse...

AÊ Dú!!!!!! Que bom que vc gostou dessa distro do Linux, falei que vc iria gostar...

Olha qualquer coisa que vc precisar, e claro que eu saiba, pode contar!!!

Abraço!!!

A propósito... fiquei com tanta inveja do Kubuntu no seu PC que acho que vou migrar o meu pra Kubuntu tbm...

Otávio Modolo (via Google Wave) disse...

Ubuntu automatico e menos problematico? THE HELL!! kkkk ubuntu só me tem dado dor de cabeça. Mas isso é pq uso muito terminal...

Enfim, num sei se vc sabe, mas tanto o dragon player quanto o smplayer usam o mesmo player via linha de comando. E ele se chama mplayer. Infelizmente o mplayer do ubuntu é velho e não suporta decodificação usando mais de 1 processador. Eu compilei o meu próprio mplayer usando a ultima versão do SVN deles junto com a ultima versão disponivel no git do ffmpeg-mt (q permite usar todos os processadores pra decodificar video). Tem varios tutoriais de como fazer isso na internet.

Sobre o som, olha quem ele tá usando pra tocar som. Os que funcionam com certeza é o pulse e o alsa. Apesar do openal ser excelente mas menos recomendado. Se nenhum dos dois tah tocando som, olha no painel do pulse pra ver se o programa não tá em mudo.

BTW, ouvi falar muito bem do Linux Mint Debian. Ele é baseado na versão testing do debian e é uma Roling Distro! (viva archlinux!)

Postar um comentário