22 de janeiro de 2006

As 10 melhores músicas de 2005

Bom, quem acompanhou as 10 melhores músicas de 2004 já sabe os critérios para amúsica poder estar na lista. Mas mesmo assim, eu os repito. Ela precisa Ter sido lançada como single em 2005, ou até mesmo estar em algum CD lançado durante o ano. Vamos direto a lista.

10 – Cake – The Guitar Man
O Cake é uma banda considerada outsider, porque não se encaixa em nenhum rótulo dado pela imprensa para as bandas e fez essa regravação da música do conjunto antigo Bread. Essa música é da década de 60, se eu não me engano.
Destaque: clipe.

9 – Ira! – Flerte Fatal
O Ira! talvez tenha sido a banda que mais tenha feito falta ao TOP10 do ano passado, mas esse ano eles entram na lista, inclusive com um feito: é a única música em português entre as melhores de 2005 (ou seja, Atoladinha não está na lista!!!). O clipe dessa música, dirigido por Selton Mello, é bem-feito, mas eu a acho melhor sem o clipe.
Destaque: tom da música (grave).

8 – The White Stripes – Blue Orchid
A banda de Detroit continua na ativa, e continua fazendo ótimas músicas. Essa está no último disco lançado pela banda: Get Behind Me Satan, que foi lançado pouco depois da turne que eles fizeram aqui pelo Brasil, onde tocaram (e o Jack White até se casou lá) em Manaus!
Destaque: uma banda tão pequena, um som tão grande!

7 – The Magic Numbers – Love’s A Game
A primeira banda européia da lista. Mas talvez a mais diferente banda das outras. Eles fazem um som lento, mas que não é chato, mas é, principalmente: lindo! A banda mescla vocais masculinos e femininos do Romeo Stodart, da Michele Stodart e da Angela Gannon. Essa música está presente no 1º e único álbum lançado até agora, que leva o mesmo nome da banda, e que contem outras canções lindas.
Destaque: alternancia entre vocais leves masculinos e femininos.

6 – Queens Of The Stone Age – Little Sister
O sexteto californiano voltou com tudo em 2005, e lançaram o excelente álbum Lullabies To Paralyze, dessa vez sem a conpanhia do ex-Nirvana atual Foo Fighters Dave Ghrol nas baquetas.
Destaque: a bateria, contagiante, de Joey Catillo.

5 – Kaiser Chiefs – Everyday I Love You Less And Less
Começou a invasão inglesa na música. Essa banda é nova, surgiu em 2003, lançou seu 1º álbum em 2005, e já tem músicas que já conquistaram o mundo, principalmente essa, que, assim como boa parte das outras, gruda na cabeça, e não sai tão cedo. Também é relacionada com o revival dos anos 60/80.
Destaque: rima feita durante a música inteira (“és”).

4 – Forgotten Boys – Just Done
Revival? Sim. O Forgotten Boys é uma banda paulista cujas músicas são quase todas em inglês. Eles fazem um som que chega a lembrar Beatles e Rolling Stones, Just Done é um exemplo. Essa música foi lançada no último álbum da banda. Há um ótimo riff, além de um belo solo de guitarra.
Destaque: refrão (All of you are looking for some solution / No one can stop us now / We are on revolution / What you're doing now, we've just done)

3 – Audioslave – Your Time Has Come
Os ex-integrantes do Rage Agains The Machine com a voz do ex-Soundgarden continuam na ativa, e continuam facima da média. Eu os considero a melhor banda norte-americana na ativa (depois de Pearl Jam). O 2º CD deles, Out Of Exile, é inferior ao debut, mas mesmo assim possui músicas excelentes, como Your Time Has Come, a mais pesada, e que abre o CD. Infelizmente, essa música, embora tenha sido lançada como single, não tocou nem teve o clipe exibido na MTV... Pena.
Destaque: letra, principalmente refrão (Eu não sei porque estão todos morrendo / Antes da hora chegar)

2 – Franz Ferdinand – Do You Want To
Ano passado eles estiveram na lista, em 5º lugar, com o 1º single lançado por eles, Take Me Out. Agora eles estão de volta, com o 1º single do 2º CD, que, embora enterre muitas bandas, consagrou de vez o Franz Ferdinand, visto que a banda manteve a qualidade do disco de estréia.
Destaque: a banda continua querendo tocar como robo.

1 – Kate Pierson – I’m In Love
Essa música é muito pouco conhecida, infelizmente. Ela é uma regravação de uma música que jamais foi gravada. Mas foi escrita por John Lennon e Paul McCartney, em 1964!!! Mais: ainda que regravação, dá pra perceber que ela é uma música dos Beatles. O ritmo, a letra. Tudo combina com as músicas dos Beatles. Kate Pierson, como fã da banda, acrescenta a música também sua linda voz, que com a letra, fantástica de tão simples que é, formam essa bela e excelente canção.
Destaque: a letra, a vocal, o ritmo à Beatles, tudo!

PS.: Quem quiser alguma dessas músicas, só pedir pelo msn.
PS2.: Qual seria o seu TOP10? Diz ae nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário