13 de setembro de 2006

Quem é Franz Ferdinand?

Franz Ferdinand é uma banda indie escocesa, formada em 2001, por Alex Kapranos (vocalista principal e guitarrista), Robert Hardy (baixo e vocais), Nick McCarthy (guitarra, teclado e vocais) e Paul Thomson (bateria e vocais).

Em 2001, Kapranos e Hardy começaram a tocar juntos, e conheceram, numa festa, McCarthy, que juntou-se à banda. O trio conheceu então o baterista Paul Thomson, que tocava no Yummy Four.

Eles começaram a tocar num tribunal abandonado, que eles apelidaram de "The Château", que, posteriormente, foi fechada pela polícia. Eles então decidiram tocar numa casa vitoriana abandonada.

Eles então gravaram um EP (Darts of Pleasure), e, em 2003, o lançaram pela Domino na Grã-Bretanha. A Epic Records, em 2004, assinou com eles para que os distribuisse nos EUA, enquanto no resto do mundo a banda seria distribuida pela Domino.

Eles lançaram seu primeiro álbum, que recebeu o nome da banda, em 2004. Franz Ferdinand estreou no 3º lugar nas paradas britânicas. Cinco singles (músicas de trabalho - as músicas que tocam em rádio) foram lançados desse disco: Darts of Pleasure, Take Me Out (o de maior sucesso), The Dark of the Matinée, Michael (sobre um garoto amigo de Nick - gerou polêmica por parecer uma "música gay") e This Fire.
Esse CD foi muito bem recebido pela crítica, que chegou a compará-los com Sex Pistols, Rolling Stones, entre outros. O CD também ganhou o Mercury de 2004.

A banda passou boa parte de 2005 no estúdio, gravando músicas para seu segundo disco. Antes de o lançarem, eles tinham uma idéia em mente: chamar todos os discos de Franz Ferdinand, assim como fizeram várias bandas históricas (Led Zeppelin, por exemplo).

Mas eles mudaram de idéia e, em 3 de outubro desse ano, chegou às lojas You Could Have It So Much Better... With Franz Ferdinand, que é chamado pelos fãs de YCHISMB (a sigla) e estreou em 1º lugar na Inglaterra e em 8º nos EUA. Boa parte da imprensa aclamou o álbum, assim como fez com o primeiro, mas alguns jornais/revistas foram mais moderados, dizendo que o CD foi feito "apressadamente". Esse CD teve 4 singles: Do You Want To, Walk Away, The Fallen, Eleanor Put Your Boots On.

Aqui no Brasil, os 2 CDs já foram lançados, e a música mais famosa deles é Take Me Out. Além dessa, apenas This Fire, Do You Want To e Walk Away foram tocadas em rádios. Porém, muitas outras músicas da banda já foram, e ainda são, muito tocadas em programas de televisão (a abertura do MTV Sports, por exemplo, é a música Come On Home, do primeiro CD).

A banda também é muito conhecida por usar e abusar da arte russa em seus clipes, e nos encartes de seus CDs/singles. O clipe de Take Me Out, por exemplo, foi inspirado no dadaísmo, no design construtivista russo, e em coreografias de Busby Berkeley. Um dos versos de Outsiders ("In 17 years will you still be Camille, Lee Miller, Gala or whatever?", em português, "Em 17 anos você ainda será minha Camille, Lee Miller, Gala, ou sei lá?") faz referência aos amores de Rodin, Man Ray e Salvador Dali, respectivamente.

Três músicas, não lançadas em nenhum disco oficial da banda, ganharam clipes: L. Wells, Jeremy Frases e Wine In The Afternoon.

A banda já veio ao Brasil em fevereiro, para fazer 3 shows: 2 em São Paulo, no Morumbi, de abertura do show do U2, nos dias 20 e 21 de fevereiro, e um no Rio de Janeiro, no Circo Voador, alguns dias antes. Em setembro, nos dias 14 (amanhã) e 16 (sábado) no Rio de Janeiro (Fundição Progresso) e em São Paulo (MOTOMIX Art Music, no Espaço das Américas), respectivamente.

Um comentário:

Rude Boy disse...

E aeee Edu... ow, ficou loko vc ter colocado a história do tiozinho e depois da banda... Jóinha!! :)

falowz, abraços

Postar um comentário