10 de setembro de 2006

Quem foi Franz Ferdinand?

Franz Ferdinand (em português Francisco Fernando) nasceu em Graz, Austria. Filho mais velho do arquiduque austríaco Karl Ludwig com sua segunda esposa.

Sua educação foi uma educação normal dada a um arquiduque, mesmo que à época fosse muito difícil que ele se tornasse tal, com ênfase em história e caráter.
Em 1877, Francisco Fernando entrou no exército ranqueado como terceiro tenente.
Quando jovem, criou duas paixões: caçar e viajar. Visitou, até 1885, a Itália, o Egito, a Palestina, a Síria e a Turquia e, em 1889, foi à Alemanha.

Também em 1889, sua vida mudou drasticamente: seu primo suicidou-se, levando seu pai a sero primeiro na linhagem do trono, e ele sendo o sucessor.
Em 1895, conheceu a Condessa Sophie Chotek, mas não podia casar-se com ela, e então eles namoraram por 2 anos em segredo. Porém, o fato de não poder-se casar com ela, fez com que ele rejeitasse qualquer casamento/namoro com outra mulher. Isso gerou conspirações de que estaria desestabilizando a monarquia.

Finalmente, em 1899, o Imperador Franz Joseph (Francicso José, em português) concordou em autorizar o casamento, desde que nenhum dos fihos do casal tivesse direito ao trono, e que nenhum título passado ao arquiduque fosse passado à sua futura esposa, Sophie. Ela também não poderia aparecer um público com ele.
O casamento se deu em 1 de Julho de 1900, mas nem o Imperador, nem nenhum arquiduque (até mesmo os irmão de Franz Ferdinand) compareceram à cerimônia. Da família real, foram apenas a mãe dele, e suas irmãs.

Depois do casamento, Sofia recebeu os títulos de Princesa de Hohenberg e de Duquesa de Horenberg. Porém, esses títulos ainda eram muito abaixo do título de arquiduque.
Ele teve quatro filhos, e, quando assassinado, sua esposa estava grávida de mais um.

Na política, ele foi um dos líderes que mantiveram a paz no governo austro-húngaro nas guerras e crises que eles enfrentaram até 1914.

No dia 28 de Junho de 1914, às cerca de 11 da manhã, num episódio conhecido como Assassinato em Sarajevo, Franz Ferdinand e sua esposa foram assassinados por Gravillo Princip, membro da Young Bosnia (Bósnia Jovem) e da Mão Negra. Esse fato desencadeou a Primeira Guerra Mundial.
Francisco Fernando está enterrado no Castelo de Artstetten, na Áustria.

4 comentários:

Rude Boy disse...

Olha só o Edu... demonstrando todos os seus conhecimentos históricos... Vc conhece essa história por causa da banda? Legal, me inspirou a tirar a woolie boolie do ócio...
Falowz... té mais

Rude Boy disse...

ow... já tá ótimo... vc sabia um paragrafo inteiro!!!! hehe

Nanee disse...

tô conhecendo a banda agora... quanto ao arquiduque, eu só conhecia o lance do assassinato...

- tô ouvindo The The - This is The Day -

beeeeeeeeeeijos!

Anonymous disse...

Pensar que um cara pode desencadear uma guerra mundial, chega a ser catastrófico.

Postar um comentário